quarta-feira, 2 de junho de 2010

10 dicas para trabalhar bem em grupo

Olá Pessoal!

Ontem estive conversando com um Colega de profissão e o mesmo expôs alguns problemas vividos com a dificuldade de algumas pessoas em trabalhar em grupo. Daí tive a idéia de postar algo sobre esse tema aqui no blog!!

Atire a primeira pedra quem nunca brigou com um colega de trabalho, perdeu o cliente por falhas na comunicação da equipe ou mesmo sentiu falta de comprometimento entre os profissionais da mesma área ou setor.

Seguem as 10 dicas para trabalhar bem em grupo:


Seja paciente - Nem sempre é fácil conciliar opiniões diversas, afinal "cada cabeça, uma sentença". Por isso é importante que você seja paciente e pense antes de falar. Procure expor os seus pontos de vista com moderação e ouça o que os outros têm a dizer. Respeite sempre os colegas, mesmo que não esteja de acordo com as opiniões deles.

Aceite as idéias dos outros - Muitas vezes é difícil aceitar idéias novas ou admitir que não temos razão; mas é importante saber reconhecer que a idéia de um colega pode ser melhor do que a nossa. Afinal de contas, mais importante do que o nosso orgulho é o objetivo comum que o grupo pretende alcançar.

Não critique os colegas - Podem surgir conflitos entre os colegas de
grupo, mas é muito importante não deixar que isso interfira no trabalho. Avalie as idéias da pessoa, independentemente daquilo que achar dela. Critique as idéias, nunca a pessoa.

Saiba dividir - Ao trabalhar em grupo, é importante dividir tarefas. Não parta do princípio de que é o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa. Se isso fosse verdade, o trabalho não seria "em grupo", seria individual, concorda? Partilhar responsabilidades e informação é fundamental para o sucesso da equipe.

Trabalhe - Não é por trabalhar em grupo que você deve relaxar nas suas obrigações. Dividir tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra
completamente diferente. Colabore com a sua parte e verá o resultado no
final.

Seja participativo e solidário - Procure dar o melhor de si e ajude os seus colegas sempre que necessário. Da mesma forma, você não deverá se
sentir constrangido quando também precisar de auxílio.

Dialogue - Quando você se sentir desconfortável com alguma situação ou função que lhe tenha sido atribuída, é importante que explique o problema, para que seja possível alcançar uma solução que agrade a todos e não sobrecarregue ninguém.

Planeje - Quando várias pessoas trabalham em conjunto, é natural que
alguns se dispersem; por isso o planejamento e a organização são ferramentas importantes para que o trabalho de grupo seja eficiente e eficaz. É importante fazer o balanço entre as metas a que o grupo se propôs e o que conseguiu alcançar no tempo previsto.

Aceite a idéia do erro - Quando todas as barreiras já foram ultrapassadas e o grupo é muito coeso e homogêneo, existe a possibilidade de se tornar resistente a mudanças e a opiniões discordantes. É importante que a equipe ouça opiniões externas e que aceite a idéia de que pode errar.

Aproveite - Afinal o trabalho em grupo acaba sendo uma boa oportunidade de conviver mais de perto com os seus colegas, conhecê-los melhor e também de aprender com eles. Boa sorte!

19 comentários:

  1. Geisa da Silva Pinheiro2 de junho de 2010 às 16:00

    O bom relacionamento entre colegas de trabalho tem sido divisor de águas entre o bom e o mau funcionamento de qualquer setor de uma empresa, tendo o respeito ao outro como primeiro parâmetro.
    Geisa da Silva Pinhero
    Curso:Gestão Administrativa,Bellomo
    Brumado-Ba

    ResponderExcluir
  2. Realmente, convivência em grupo... é muitoo dificil.

    Muitas vezes é dificil aceitarmos as opiniões do nosso colega de trabalho...
    "principalmente se esse colega for uma pessoa pela qual não nos simpatizamos muito".
    Mas temos que tentar nos adaptar, como diz o texto... 'O trabalho em grupo acaba sendo uma boa oportunidade
    de conviver mais perto dos nossos colegas... conhecê-los melhor."

    Welington, parabéééééns pelo seu blog, tá perfeito.

    Nágia

    Bellomo - Turma A3

    ResponderExcluir
  3. algumas pessoas nao se dao bem com o colega de trabalho,mas tem que entrar em acordo ou entao comvesar para acabar com a desigualdade no trabalho para que possa ter respeito pelo outro

    THIAGO RODRIGUES
    SALA:A1

    ResponderExcluir
  4. A convivência em grupo é um desafio que enfrentamos em vários ambientes.
    Para termos um bom relacionamento devemos ser flexíveis, saber ouvir e, principalmente, o momento certo de falar.

    Ana Paula dos S. souza
    Curso de Gestão Administrativa - Bellomo
    Turma A1

    ResponderExcluir
  5. -Nem sempre é fácil conciliar opiniões diversas, afinal "cada cabeça, uma sentença".
    Paranéns Professor.
    Quero Comtinuar Estudando Com Voç.. Pois Voç e Um OTIMO professor. Rdo de bom Pra voç
    Adoro Suas Aulas. !
    Abraço :Luciano Almeida
    (A1)

    ResponderExcluir
  6. Atividade em grupo requer muito diálogo acima de tudo, paciência e na sequencia respeito mútuo, troca de conhecimentos, amizade,e progresso com muito sucesso para toda a equipe.

    Hezaine Silva Rocha
    Bellomo Treinamentos
    Turma A1

    ResponderExcluir
  7. Realmente é muito dificil o relacionamento em grupo.
    Mas temos que nos adaptar com esse tipo de relacionamento,e principalmente temos que saber ouvir e falar na hora certa.

    Cleiton da silva

    ResponderExcluir
  8. Desde antes de Cristo o homem ja convivia em grupo, um exemplo:os primatas quando se reuniam para irem caçar.sendo tão antiga a convivecia em grupo,porque tão complexa? talvez pela dificuldade que sentimos em aceitarmos as diferencas e limitacoes que cada ser traz consigo.

    ResponderExcluir
  9. Norma LimaCurso de Gestão Administrtiva-Bellomo4 de junho de 2010 às 14:48

    desde antes de cristo o homem ja convive em grupo um exemplo;os primitivos quando iam para a caça.se tao antiga a convivencia em grupo porque tao complexa?talvez pela dificuldade que sentimos em aceitar as diferenças e limitaçoes de cada ser.

    ResponderExcluir
  10. A melhor forma de se conviver bem com as pessoas, é amando a si próprio e respeitando a si mesmo, a partir daí, conseguiremos aceitar melhor o outro.
    Aparecida Silva Belarmino
    turma 3
    gestão administrativa

    ResponderExcluir
  11. Nada melhor que uma boa conversa para se resolver qualquer conflito de trabalho. Afinal, em qualquer ambiente de trabalho temos algumas divergências.
    ELINEIDE APARECIDA DA SILVA NUNES
    GESTÃO ADMINISTRATIVA
    TURMA 3- BELLOMO

    ResponderExcluir
  12. A convivência em grupo não é tão dificil quando se hà respeito e compreensão entre os fucionarios !
    Cada um fazendo sua parte e repeitando a opnião do proximo, todos conseguirão trabalha em harmonia !

    ResponderExcluir
  13. Apesar da dificuldade de fazer trabalhos em grupo, saber aceitar os nossos erros e ideias do colega, não conseguiríamos fazer tudo sozinho. Se uma cabeça realiza bem um trabalho, duas cabeças realizarão um trabalho perfeito. Temos que deixar de ser egoístas e aprender a compartilhar idéias. Com o tempo criamos novas amizades e progresso no trabalho

    Gestão Administrativa
    A2

    ResponderExcluir
  14. Convivência em grupo só se resume em uma frase UNIÃO FAZ A FORÇA, sabemos q é das coisas mais difíceis para ser humanos é convive em grupo. Se Deus fez o homem q segundo sabemos é o mais inteligente de todos os animais pq a convivência em grupo é tão difícil simples o HOMEM é muito egoísta só pensa em si em primeiro lugar eu só eu i mais nada. Se o homem começasse ater atitudes como a da FORMIGA tudo mudaria o mundo seria mais feliz.....

    NAIARA MEIRA RIBEIRO
    TURMA:A3

    ResponderExcluir
  15. ROSANGELA RIBEIRO BANDEIRA6 de junho de 2010 às 15:42

    Saber conviver em grupo, não só no ambiente de trabalho, mas também em sociedade é fundamental para um crescimento proficional.pores não basta só saber, é preciso o equilibrio psicologico,para superar as divergencias que existe entre pessoas,alem de humildade e respeito. ROSANGELA RIBEIRO BANDEIRA
    TURMA:A3

    ResponderExcluir
  16. Como é difícil conviver em grupo, aceitar os erros dos outros, e as vezes ter que aplaudir o sucesso do concorrente.Mas se vivemos em uma sociedade temos que aprender e compartilhar o que há de melhor em nós:respeito, paciencia e humildade.
    Denilza Oliveira
    Turma:A3

    ResponderExcluir
  17. No mundo globalizado em que vivemos, é muito difícil, compartilhar, ajudar alguém a crescer. Mas para que crescamos em uma empresa, é preciso que o trabalho conjunto seja desenvolvido e que aja a colaboração de todos, um incentivando o outro, e compartilhando conhecimento, respeitando as diferencas e visando um bem comum.

    RODRIGO BANDEIRA
    TURMA:A3

    ResponderExcluir
  18. Daniela Bragança Nascimento.8 de junho de 2010 às 06:57

    Na minha opinião acima de tudo tem que haver respeito, nao so por ser um colega de trabalho, mas por ser um ser humano.Quando parte para relaçao colega de trabalho mais cuidado ainda pq é com eles que vc vai permanecer moir parte de seu tempo. Se estiver chateado peramanece calado porque o silêncio muitas vezes é a melhor resposta...

    Daniela Bragança Nascimento
    Curso Gestão Administrativa/Gestão de Biocombustivel.

    ResponderExcluir
  19. Trabalhar em equipe é bom,pois temos oportunidade de ouvir diversas opiniões sobre determinado assunto que nos ajuda a esclarecer dúvidas e nos dar oportunidade de expressar nossas proprias opiniões. (Lizete Gomes - turma 01 )

    ResponderExcluir