quarta-feira, 26 de maio de 2010

O profissional de RH é, antes de tudo, um herói

Muitos jovens ao se depararem com o vestibular e com uma das escolhas mais importantes de sua vida: Qual carreira seguir.

Para tanto venho expor este texto, que retrata uma realidade na maioria das empresas hoje em dia.

Boa leitura...


RH NÃO É PARA QUALQUER UM

Não são só os padres e médicos que têm que ter vocação para o seu trabalho. Podemos incluir nesta lista muitas outras categorias de profissionais, mas uma merece destaque: os profissionais de RH! Vivendo literalmente emparedados entre as pressões da empresa e as demandas dos funcionários, a maioria desses profissionais ainda não achou seu próprio caminho, mas deve por obrigação profissional indicar o caminho para os outros. Trabalhando em uma área que foi dominada pelos psicólogos e gradualmente invadida por administradores, economistas, advogados e até, quem diria ? engenheiros, têm a obrigação de defender a diversidade, a multidisciplinaridade e a multifuncionalidade que experimentaram na própria pele. Foram cobaias de todos os modismos gerenciais dos últimos 20 anos, e ninguém perguntou se foi bom.O ambiente complexo das empresas de hoje coloca o profissional de RH em permanente conflito. Pedem que ele consiga a lealdade dos funcionários, mas sem dar nenhuma garantia em troca. Pedem que ele seja o guardião das estratégias da empresa, mas não o convidam para as reuniões da diretoria. Pedem que ele atraia, desenvolva e retenha talentos, mas o chamam de gerador de custos. Pedem que ele tenha idéias, desenvolva projetos e depois dizem que foi mais uma invenção do "pessoal do RH". E, agora, ainda andam dizendo por aí que ele tem que entender de tecnologia.... Por tudo isso, para trabalhar na área de RH, o profissional deve ter vocação. Deve ter um interesse genuíno pelas pessoas, pelo seu desenvolvimento, por sua carreira, seu bem-estar, enfim, um interesse pela vida das pessoas, dentro e fora da empresa. E ainda deve ter a missão de defendê-las, sempre que necessário. Com RH atuando assim, fica mais fácil extrair destas pessoas o máximo de sua produtividade, colocando os talentos para trabalhar em benefício dos negócios da organização. E, já que falamos de negócios, o profissional de RH deve cada vez mais entender dos negócios de sua empresa e participar das suas definições estratégicas, para poder formular suas próprias estratégias.

Sem dúvida nenhuma: o profissional de RH é, antes de tudo, um herói!

14 comentários:

  1. Comentário plausível e oportuno. Comungo deste mesmo pensamento em grau número e gênero. A pergunta é: QUEM SE ARRISCA?
    Parabéns Welington.

    ResponderExcluir
  2. Comentário plausível e oportuno. Comungo deste mesmo pensamento em grau número e gênero. A pergunta é: QUEM SE ARRISCA?
    Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Para ser um profissional do RH, tem q ser muito esperto e saber sempre o que fazer ou não fazer, é apenas uma questão de VOCAÇÃO!

    Angelo Miguel - Turma Gestão Administrativa - Bellomo

    msn → angelo_g_ell@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Geisa da Silva Pinheiro2 de junho de 2010 às 16:43

    Ser esse profissional requer pleno conhecimento das necessidades da empresa e reconhecer no futoro empregado um potencial apto a ser explorado.
    Geisa da Silva Pinheiro.Turma A2
    Curso: Gestão Administrativa.Bellomo.
    Brumado-Ba

    ResponderExcluir
  5. Concordo contigo também! a área em que trabalho (segurança do trabalho) também tem seus obstáculos. como diz aquele velho ditado: SEGURANÇA - quando tudo vai bem, ninguém lembra que existe. quando vai mal, dizem que não existe. quando é preciso GASTAR acha-se que não é preciso que exista, agora, quando realmente não existe,todos concordam que deveriam existir. em muitas empresas temos que tentar proteger o bem mais precioso da empresa (funcionário) sem onerar custos e isso na maioria das vezes é difícil.

    Denivaldo Alves Nascimento.
    Gestão de Administrativa
    Gestão Ambiental
    Gestão de Biodíesel

    ResponderExcluir
  6. para se tornar um profissional de RH tem antes de mais nada acreditar em você mesmo pois as empresas ai fora estão a procura de pessoas assim

    ResponderExcluir
  7. "O profissional de Recursos Humanos precisa saber falar bem, com clareza, objetividade, técnica, naturalidade e fluidez; precisa também saber ouvir, entrar em sintonia com as pessoas e se comunicar adequadamente."
    Por um acaso conheço um profissional em RH que é exatamente assim!!
    sobre esse assunto ainda sou leiga,mas pouco que apredir sei q acima de tudo um profissional de RH primeiramente tem q ser uma pessoa que tenha muuita atenção!!
    Jéssica Carolline Amorim dos Santos
    Gestão Adminstrativa (Bellomo)

    ResponderExcluir
  8. Concordo com voce.Pois todos que trabalha na aréa do departamento pessoal sao verdadeiros hérois!alem de tudo tem que aprender a dominar seus propios sentimentos
    Catia Santos Ribeiro
    turma A2
    gestao Administrativa

    ResponderExcluir
  9. Com certeza pra ser um profossional de RH a pessoa tem que ter muita vocação e ter um otimo potencial.

    ResponderExcluir
  10. Entender as pessoas é na verdade uma tarefa bem difícil. Principalmente se tratando de profissional.
    Mas a melhor forma de entender as pessoas é compreender a si mesmo .Necessita de muita dedicação e conhecimento, um profissional de RH.
    ELINEIDE APARECIDA DA SILVA NUNES
    CURSO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA - BELLOMO

    ResponderExcluir
  11. A gente que vê de fora, não imagina o quão difícil é exercer essa profissão. Mas depois que li o texto percebi que o profissional tem que ter suas emoções controlada e uma postura diferente pra saber lidar com a situação.

    Gestão Administrativa
    A2

    ResponderExcluir
  12. na~ljbóãbvõ bov[bov[]bc]v
    av

    ResponderExcluir
  13. Não é Brincadeira

    Concordo com sua opinião com relação a essa profissão.
    Além de porta-voz dos funcionários e da empresa, o profissional de RH é a palavra chave da empresa com relação ao funcionário e o orientador do funcionário com relação aos seus deveres, tendo que saber ouvi-los, entendê-los e esclarecê-los, além de ter que estar preparados para as situações que acontecem no decorrer do dia.
    Ao final do dia é satisfatório saber que conseguimos encontrar solução para os diversos problemas que surgem nessa área.

    Eide de Oliveira
    Curso: Gestão Administrativa.Bellomo.
    Brumado-Bahia.

    ResponderExcluir
  14. Segundo o texto area de RH tem uma profundidade e uma dimensão muito diversificada onde o profissional para ter sucesso é necessário saber o que faz.
    E, qualquer área abrangem iminencia e complexividade nas tarefas a serem abordadas, antes de mais nada é preciso ter consciencia da sua missão seja sua vovação ou não, mas contando que faça bem acertado.

    ResponderExcluir