quinta-feira, 27 de maio de 2010

Como motivar quem perdeu o interesse no trabalho?

O Administrador que atua na área de Gestão de Pessoas vem agindo de forma assertiva nas organizações modernas na busca constante de melhoria de desempenho dos colaboredores em geral. Ele deixou de atuar com o foco burocrático passando a direcionar seus esforços no campo comportamental.
A motivação é algo muito discutido hoje em dia. É algo que as empresas vem buscando no intuito de aumentar sua produtividade e diminuir seus custos.
Porém, a única coisa que pode motivar um indivíduo é ele mesmo. O que o Profissional de RH precisa é saber utilizar de ferramentas que façam com que este indivíduo venha a encontrar o que lhe falta na empresa...

Apresento para vocês um texto muito interessante sobre motivação.

Boa leitura!



Ressuscitar é mais difícil do que nascer. Recuperar o nível de empenho, dedicação e compromisso no trabalho de quem já foi um excelente profissional é um dos mais delicados desafios gerenciais.
Cedo ou tarde o Avaliador se defronta com um Avaliado que já há algum tempo "empurra o trabalho com a barriga", vai na onda da aceitabilidade, executa apenas o necessário para continuar integrando a folha de pagamentos. Muitas vezes pode ter sido até um empregado de desempenho excelente, mas que, por diferentes motivos, perdeu o interesse no que faz.
Infelizmente, esses empregados não são apenas um peso morto inserido na força de trabalho, mas também significam desperdício inútil de recursos. Com o potencial, competências e experiências de que dispõem, são pessoas que deveriam estar oferecendo importantes contribuições à organização a que pertencem, mas se tornam verdadeiras sanguessugas de seus colegas, dissipadores perdulários da energia e dos recursos organizacionais.
Muitas são as origens desses desvios no desempenho funcional. Por certo, você pode considerar que o que agora fazem não mais lhes agrega significado e desafio, enseja autonomia, perspectivas de crescimento e progresso, sentimento de auto-realização no trabalho. Pode ser também que o empregado esteja apenas em busca de um pouco mais de atenção de seu supervisor, que ignora por completo os subordinados que realizam um bom trabalho.
Talvez o empregado não mais apresente o desempenho de outrora porque não veja perspectivas à sua frente, sem possibilidades de promoções ou aumentos por mérito, ressentindo-se da falta de incentivos materiais concretos ou simbólicos, psicológicos, que motivem o seu comportamento. E até pode ser que a perda do interesse no trabalho decorra da falta de sentido e de responsabilidade do próprio trabalho, que não possibilita a quem o executa satisfação e orgulho.
Considere, dentre muitos outros, as seguintes ações para melhorar o desempenho de empregados que inadvertidamente perderam o interesse no que fazem:
* Feedback - Usualmente o mais simples e poderoso remédio para recuperar o desempenho consiste em fazer o empregado compreender o quanto você e a organização o estimam, respeitam e apreciam o bom trabalho que ele sempre realizou. Às vezes uma mera massagem no ego, desde que sincera e genuína, pode ser tão importante quanto um aumento de salário ou uma promoção. Dê um pouco mais de atenção aos que reduzem a qualidade ou a quantidade do que fazem. Faça-os saber a importância que têm para a organização. Seja especialmente atento para reconhecer e elogiar um trabalho bem feito. Muitas vezes, esses problemas de desempenho se originam depois de o empregado não ter sido sequer notado pela execução de algo especial.
* Perspectivas de Progresso - O empregado pode ter estagnado no exercício de suas funções, tornado-se obsoleto. Estimule-o a se reciclar, a aprender e a incorporar novas competências, a examinar e identificar novas formas e métodos de fazer melhor o que já faz bem, a enriquecer e ampliar os seus horizontes e a visão do que realiza no cotidiano.
* Rodízio Funcional - Mesmo que uma completa mudança de atribuições e posições nos processos de trabalho de sua equipe não seja factível, geralmente você conseguirá transferir temporariamente alguns empregados para novas áreas. Quando retornarem às funções anteriores, não só estarão mais arejados pela aquisição de novas vivências como poderão agregar eventualmente o que vivenciaram no desempenho das antigas atribuições.
Autodireção e autocontrole - Teoricamente um bom empregado necessita cada vez menos de orientação e supervisão à medida que amplia a sua maturidade no que faz. Supervisioná-lo através de um controle direto certamente esgota a sua iniciativa, autonomia e criatividade. Uma maneira adequada de reacender o seu entusiasmo é deixá-lo crescentemente à vontade para fixar os seus próprios objetivos, programar o seu trabalho e acompanhar o seu desempenho. Autodireção e autocontrole proporcionam inúmeras vantagens, dentre elas a de redespertar o interesse do empregado no trabalho e a de estimulá-lo a buscar formas e processos melhores de desincumbir-se de suas atribuições, além de reduzir o volume de trabalho direto da supervisão.

Wagner Siqueira
Presidente do CRA-RJ

13 comentários:

  1. Acredito muito que avaliação de desempenho seja uma otima ferramenta para o desenvolvimento da equipe e como consequencias disso o aumento da produção e da motivação da equipe.

    ResponderExcluir
  2. A confiança é algo inpressindível que deve ter entre o colaborador e o superior imediato, pois se o colaborador nao tiver confiança no superior imediato fica mais difícil a motivação.

    Clovis Lima Porto
    Turma Gestão
    Administrativa - Bellomo

    ResponderExcluir
  3. Junto aos motivos da desmotivação de determinados colaboradores, aqueles colaboradores que não querem nada e coagem outros por meio de piadas, apelidos depreciativos etc.
    são um câncer ao crescimento da empresa e dos querem se destacar.

    abraços.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade se não ter confiança de ambas as, partes não haverá um bom desempenho do funcionário, e nem muito menos, um compreendimento de ambas as partes (funcionário para com patrão ou do patrão com funcionário).

    Angelo Miguel - Turma de Gestão Administrativa - Bellomo

    Msn → angelo_g_ell@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Para ter um bom desempenho.A equipe tem que ter confiaça que é a base de tudo,harmonia no ambiente de trabalho póis assim ambos podem si motivar.

    luciano
    turma a3 Gestão Administrativa

    ResponderExcluir
  6. Primeiro de tudo, temos que melhorar o auto-estima da pessoa com novidades que venha acontecer no decorrer do dia a dia, procurar dar uma autoconfiança a essa pessoa com relaçao a trabalhos profissionais, procurar incentiva a fazer novos cursos profissionalizantes e conhecer novas personalidades pra se interagir melhor.

    Hudson
    Turma A3 Gestão Administrativa (BELLOMO)

    ResponderExcluir
  7. acredito que para motivar esse funcionario o seu chefe deve reconheçer o seu desenvolvimento dentro da empresa e lhe dar uma boa renumeração não so ele,mas todos aqueles que estiver na mesma situação

    Catia
    turma A2 gestão administrativa

    ResponderExcluir
  8. O diálogo é uma grande ferramenta entre superior imediato e colaboradores,pois ainda que seja uma crítica construtiva motivará o colaborador a trabalhar com empenho e dedicação.
    Hélio Grase Alves Leite
    Gestão Administrativa.

    ResponderExcluir
  9. O colaborador tem de está aberto as mudanças impostas pela empresa,pois as mesmas visam o seu crescimento tanto intelectual quanto profissional principalmente quando o motiva a estudar.
    Sérgio Pedro Dias
    Gestão Administrativa.

    ResponderExcluir
  10. O Diálago é uma excelente ferramenta entre superio imediato e colaboradores,pois mesmo uma critica construtiva motivará o colaborador a trabalhar com mais empenho e dedicação.
    Hélio Grase Alves Leite
    Gestão Administrariva.

    ResponderExcluir
  11. A pessoa tem que ter auto-confiança em si própria, para assim os outros terem confiança nela tambem. Incentivo, motivação, elogios,por parte do colaborador, influencia na motivação e no desempenho dos seus funcionários.

    ResponderExcluir
  12. Adi Nestor felix da silva5 de junho de 2010 às 07:55

    Concordo que o Feedback é um dos remédios para reanimar um funcionário, mas os supervisores ou administradores devem ser flexíveis para determinarem quais as causas da falta de motivação, que em uma área com muitos funcionários podem ser várias.

    ResponderExcluir
  13. O melhor jeito de motivar uma pessoa sem interesse no trabalho, é mostrar que ela é importante para a empresa e encaminha-lo para cursos e treinamentos que ajudarão a melhorar o seu desempenho no trabalho.

    Antônio Lúcio Santos Ataíde
    Tecnico em Química CRQ - 02414010
    INB: Indústrias Nucleares do Brasil
    URA CPROT.M Caetite

    ResponderExcluir