tag:blogger.com,1999:blog-12602628220581036432024-03-13T14:00:56.116-07:00RH BAHIAEste Blog foi idealizado no intuito de auxiliar os interessados pela área de Recursos Humanos, bem como toda e qualquer pessoa que queira dialogar sobre a Empregabilidade, Mercado e Gestão de Pessoas.Welington Meirahttp://www.blogger.com/profile/07149776516863253404noreply@blogger.comBlogger12125tag:blogger.com,1999:blog-1260262822058103643.post-15836123542130413852011-05-11T07:24:00.000-07:002011-05-11T07:24:25.198-07:00CONVITEPrezados, <br />
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Como cidadão brumadense, sinto-me na obrigação de retransmitir um convite que recebi para divulgar a iniciativa de uma instituição de ensino com pólo em brumado e acredito que, assim como eu, muitos de vocês buscam se capacitar cada vez mais para ter competitividade no mercado de trabalho. <br />
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Nossa região está se tornando um Pólo minerário e um grande problema que as grandes empresas vem encontrando é a falta de pessoal qualificado para assumir alguns cargos em suas organizações. Muitas delas têm que buscar fora da região profissionais mais especializados pelo simples fato de não encontrar na região profissionais que supram suas necessidades. <br />
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Ocorrerá em Brumado no dia 19 de maio, às 18:40 um Evento que terá duas palestras com os temas: “A importância do potencial humano nas organizações” e “A Nova Economia”. Será emitido certificado, terá coffe break e a Faculdade divulgará a proposta de trazer cursos presenciais para Brumado. O Evento é totalmente gratuito. <br />
Horário: 18:40 hs <br />
Local: Av. Otávio Mangabeira, 157 – Centro – Antigo Cinema, em frente a biblioteca pública <br />
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Segundo a Izidy, (Coordenadora do pólo), uma Pós presencial que está bem próximo de vir para brumado é a de Engenharia de Produção. Mas para isso a faculdade tem que ter o apoio não só da população brumadense, como da região. <br />
<br />
É importante apoiarmos a iniciativa desta faculdade, comparecendo no evento, ouvindo a proposta, para que os gestores da instituição de ensino sintam que nossa região precisa não só deste curso, mas de outros também. <br />
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Segundo a organizadora do evento, ela já tem presença confirmada de representantes da Xilolite, Magnesita, CIMPOR, IBAR, Vito transporte, EPCL, FCA dentre outros.Welington Meirahttp://www.blogger.com/profile/07149776516863253404noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1260262822058103643.post-83653989027158986692010-12-23T04:41:00.000-08:002010-12-23T04:41:52.972-08:00NETWORKINGOlá pessoal!<br />
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Venho comentar hoje da algo muito importante para nós, Administradores: nosso Networking.<br />
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Networking é a união dos termos em inglês "Net", que significa "Rede"; e "Working", que é "Trabalhando". O termo, em sua forma resumida, significa que quanto maior for a rede de contatos de uma pessoa, maior será a possibilidade dessa pessoa conseguir uma boa colocação profissional.<br />
<br />
Hoje mesmo enviei um e-mail para todos os meus ex-colegas da pós-graduação em Gestão de Pessoas!<br />
O Convívio com eles foi excelente e sinto saudades dos encontros mensais!!!<br />
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A maioria das boas oportunidades de emprego na atualidade advém de indicações. Chamem como quiserem... QI, Pistolão, enfim... eu prefiro chamar de minha rede de relacionamentos.<br />
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Esse mês fui beneficiado esse mês pelo meu Networking. Sempre busquei contato com as pessoas da Administração das empresas do ramo de mineração. Surgiu uma oportunidade em uma mineradora de Brumado para Coordenar o setor de Qualidade e de Recursos Humanos. Como eu conhecia algumas pessoas da administração da referida empresa, acabei sendo convidado para o Cargo, pois eles sabiam da minha formação em Administração, da Pós em Gestão de Pessoas, do Inglês intermediário e do fato de atuar a mais de seis anos na área de RH e de Qualidade. <br />
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Uma semana depois, recebi outro telefonema, comentando uma possível oportunidade em outra mineradora, só que em Guanambí.<br />
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Hoje em dia não basta você ser bom. O Mercado tem que saber que você é Bom!! As pessoas certas têm que saber que você é bom!!<br />
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Grande abraço e busquem seu Networking!!!Welington Meirahttp://www.blogger.com/profile/07149776516863253404noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1260262822058103643.post-71209430517437569672010-10-21T11:49:00.000-07:002010-10-21T11:49:50.371-07:00Combatendo o Stress<i>Olá Pessoal!<br />
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Você já reparou o quanto acelerado você vive seu dia??<br />
Lembra quando jogar pacman e enduro, no atari era coisa de mestre, depois de um tempo, o quão fantástico era jogar Mario bross? Jogar futebol então no Super nitendo??? Daí veio o Playstation com o Pro evolution soccer...<br />
Sabe para que essa cronologia de jogos??<br />
Para expor a velocidade das mudanças e nossa pouca paciência.<br />
Hoje em dia, basta um time comprar um jogador novo, que o seu antigo jogo de futebol não presta mais. Tem que comprar o mais atualizado!<br />
Antigamente enviávamos cartas que demoravam cerca de sete dias para chegar ao destinatário... Hoje se você manda um e-mail para uma pessoa e a pessoa, num período de 10 minutos, não responde você já liga perguntando se o mesmo não recebera o e-mail.<br />
Se pedes um sanduiche na lanchonete e eles demoram mais de 10 minutos para entregar, já é motivo para ligar e cancelar o pedido... <br />
<br />
Hoje em dia muita gente tem síndrome do pensamento acelerado, pois deitam na cama e não param de pensar no que farão no outro dia, dormem pouco, brigam muito...<br />
<br />
Hoje estamos menos pacientes com tudo...<br />
<br />
O stress pode ser chamado de a doença do século ou ainda a doença do terceiro milênio. <br />
<br />
Eu estou buscando algumas alternativas para moderar meu dia-a-dia:<br />
<br />
Procuro dormir mais, trabalhar menos - isso não quer dizer, que tens que fazer corpo mole no trabalho, pelo contrário (Eu tinha 5 empregos. Atualmente só tenho três e ano que vem pretendo ter no máximo 2, continuar no ramo de RH durante o dia e lecionar Administração a noite).<br />
<br />
Outra coisa que faço é procurar passar o fim de semana no campo, em um clube, enfim... um local em que eu possa desligar o celular e esquecer por um dia ou por algumas horas do mundo agitado em que vivemos...<br />
<br />
Segue abaixo um artigo do site VocêRH.<br />
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Boa leitura</i> <br />
<b><br />
Combata o estresse<br />
</b><br />
As facilidades e a agitação do mundo contemporâneo trouxeram consigo o estresse. O trânsito, a instabilidade no emprego, os problemas financeiros, a violência, entre outros, fazem com que recebamos doses diárias de estresse. Tal sintoma se tornou o vilão da vida moderna e até ganhou um dia especial: 23 de setembro é o Dia Nacional de Combate ao Estresse. <br />
<br />
Algumas atividades profissionais são mais propensas ao desencadeamento de um quadro de estresse. As que envolvem metas muitas vezes intangíveis também geram desequilíbrios emocionais que podem evoluir para patologias psiquiátricas e colocam a pessoa em situação de estresse permanente. Vale ainda citar atividades que demandam desgaste intelectual, envolvendo alto nível de atenção do profissional que a exerce. <br />
<br />
É possível diagnosticar o estresse em uma pessoa que apresente frequentemente alguns sintomas, como respiração mais ofegante, mãos e pés que transpiram mais que o normal e ficam frios e pele mais oleosa ou mais seca. Os sinais de alerta mais comuns, relacionados pela NIOSH (National Institute of Occupational Safety and Health), são dor de cabeça, distúrbios no sono, pavio curto, estômago irritado, insatisfação no trabalho e moral baixa. Os riscos para a saúde em uma pessoa estressada são vários: a possibilidade de enfarto aumenta, a pressão arterial pode subir, o colesterol tende a ficar alto, pode desenvolver arteriosclerose, diabetes ou sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). <br />
<br />
O tratamento recomendado para combater o estresse é, basicamente, mudar os hábitos. Deitar mais cedo, dormir mais, fumar e beber menos, ter uma alimentação mais saudável, socializar com amigos e curtir a família são alguns exemplos de boas práticas. Os exercícios físicos também contribuem para aliviar o estresse. Os mais indicados são os aeróbios (natação, caminhada, corrida, andar de bicicleta), somados aos que promovem relaxamento, como a yoga. A oxigenação do sangue, conseguida com o exercício físico, permite ativar os neurotransmissores, substâncias que ajudam a tranquilizar e a dar prazer. <br />
<br />
Se todas essas medidas forem adotadas e houver o acompanhamento de um profissional (psicólogo ou psiquiatra), as chances de cura ou de um grande alívio do estresse são muito grandes. <br />
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<br />
por Dr. Luiz MassadWelington Meirahttp://www.blogger.com/profile/07149776516863253404noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1260262822058103643.post-38340245677047424812010-09-29T06:04:00.000-07:002010-09-29T06:04:31.241-07:00VOCÊ É HANDS ON??Veja o texto abaixo do Max Gehringer – Colunista da Revista EXAME – e inspire-se<br />
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Vi um anúncio de emprego. A vaga era de Gestor de Atendimento Interno, nome que agora se dá à Seção de Serviços Gerais. E a empresa exigia que os interessados possuíssem – sem contar a formação superior – liderança, criatividade, energia, ambição, conhecimentos de informática, fluência em inglês e não bastasse tudo isso, ainda fossem HANDS ON. Para o felizardo que conseguisse convencer o entrevistador de que possuía essa variada gama de habilidades, o salário era um assombro: 800 reais. Ou seja, um pitico.<br />
<br />
<br />
Não que esse fosse algum exemplo fora da realidade. Ao contrário, é quase o paradigma dos anúncios de emprego. A abundância de candidatos permite que as empresas levantem cada vez mais a altura da barra que o postulante terá de saltar para ser admitido.<br />
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<br />
E muitos, de fato, saltam. E se empolgam. E aívêm as agruras da super-qualificação, que é uma espécie do lado avesso do efeito pitico…<br />
<br />
<br />
Vamos supor que, após uma duríssima competição com outros candidatos tão bem preparados quanto ela, a Fabiana conseguisse ser admitida como gestora de atendimento interno… E um de seus primeiros clientes fosse o seu Borges, Gerente da Contabilidade.<br />
<br />
<br />
Seu Borges: — Fabiana, eu quero três cópias deste relatório.<br />
Fabiana: — In a hurry!<br />
Seu Borges: — Saúde.<br />
Fabiana: — Não, Seu Borges, isso quer dizer “bem rapidinho”. É que eu tenho fluência em inglês. Aliás, desculpe perguntar, mas por que a empresa exige fluência em inglês se aqui só se fala português?<br />
Seu Borges: — E eu sei lá? Dá para você tirar logo as cópias?<br />
Fabiana: — O senhor não prefere que eu digitalize o relatório? Porque eu tenho profundos conhecimentos de informática.<br />
Seu Borges: — Não, não.. Cópias normais mesmo.<br />
Fabiana: — Certo. Mas eu não poderia deixar de mencionar minha criatividade. Eu já comecei a desenvolver um projeto pessoal visando eliminar 30% das cópias que tiramos.<br />
Seu Borges: — Fabiana, desse jeito não vai dar!<br />
Fabiana: — E eu não sei? Preciso urgentemente de uma auxiliar.<br />
Seu Borges: — Como assim?<br />
Fabiana: — É que eu sou líder, e não tenho ninguém para liderar. E considero isso um desperdício do meu potencial energético.<br />
Seu Borges: — Olha, neste momento, eu só preciso das três cópias.<br />
Fabiana: — Com certeza. Mas antes vamos discutir meu futuro…<br />
Seu Borges: — Futuro? Que futuro?<br />
Fabiana: — É que eu sou ambiciosa. Já faz dois dias que eu estou aqui e ainda não aconteceu nada.<br />
Seu Borges: — Fabiana, eu estou aqui há 18 anos e também não me aconteceu nada!<br />
Fabiana: — Sei. Mas o senhor é hands on?<br />
Seu Borges: — Hã?<br />
Fabiana: — Hands on….Mão na massa.<br />
Seu Borges: — Claro que sou!<br />
Fabiana: — Então o senhor mesmo tira as cópias. E agora com licença que eu vou sair por aí explorando minhas potencialidades. Foi o que me prometeram quando eu fui contratada.<br />
<br />
<br />
Então, o mercado de trabalho está ficando dividido em duas facções:<br />
1 – Uma, cada vez maior, é a dos que não conseguem boas vagas porque não têm as qualificações requeridas.<br />
2 – E o outro grupo, pequeno, mas crescente, é o dos que são admitidos porque possuem todas as competências exigidas nos anúncios, mas não poderão usar nem metade delas, porque, no fundo, a função não precisava delas.<br />
<br />
<br />
Alguém ponderará – com justa razão – que a empresa está de olho no longo<br />
prazo: sendo portador de tantos talentos, o funcionário poderá ir sendo preparado para assumir responsabilidades cada vez maiores.<br />
<br />
<br />
Em uma empresa em que trabalhei, nós caímos nessa armadilha. Admitimos um montão de gente superqualificada. E as conversas ficaram de tão alto nível que um visitante desavisado confundiria nossa salinha do café com a Fundação Alfred Nobel.<br />
<br />
<br />
Pessoas superqualificadas não resolvem simples problemas! Um dia um grupo de marketing e finanças foi visitar uma de nossas fábricas e no meio da estrada, a van da empresa pifou. Como isso foi antes do advento do milagre do celular, o jeito era confiar no especialista, o Cleto, motorista da van. E aí todos descobriram que o Cleto falava inglês, tinha informática e energia e criatividade e estava fazendo pós-graduação… só que não sabia nem abrir o capô.<br />
<br />
<br />
Duas horas depois, quando o pessoal ainda estava tentando destrinchar o manual do proprietário, passou um sujeito de bicicleta. Para horror de todos, ele falava “nóis vai” e coisas do gênero. Mas, em 2 minutos, para espanto geral, botou a van para funcionar. Deram-lhe uns trocados, e ele foi embora feliz da vida.<br />
<br />
<br />
- Aquele ciclista anônimo era o protótipo do funcionário para quem as Empresas modernas torcem o nariz: O QUE É CAPAZ DE RESOLVER, MAS NÃO DE IMPRESSIONAR.Welington Meirahttp://www.blogger.com/profile/07149776516863253404noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1260262822058103643.post-89006890750318634902010-09-28T11:06:00.000-07:002010-09-28T11:06:11.103-07:00PECADOS NA HORA DE PROCURAR EMPREGOOlá pessoal!!<br />
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Segue abaixo algumas observações a cerca de como evitar erros na hora de procurar um emprego.<br />
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Boa leitura!!!<br />
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<b>OS 7 PECADOS NA HORA DE PROCURAR EMPREGO</b><br />
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Veja como evitar alguns erros em processos seletivos:<br />
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Inglês fluente, diploma de uma boa universidade, cursos de especialização, amplo conhecimento sobre a área na qual quer trabalhar. Tudo isso pode virar pó se, na hora da entrevista para programas de estágio ou trainee, o candidato cometer gafes ou se comportar de modo inadequado. <br />
<br />
É preciso ficar atento não apenas na entrevista em si, mas em todo o processo seletivo, até mesmo na hora de enviar o currículo. É normal ficar ansioso, especialmente em processos altamente. A maioria dos erros pode ser evitada com cuidados simples. Veja os pecados mais comuns e como evitá-los.<br />
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1. <b>Atirar para todo lado</b><br />
Ao fazer a inscrição, evite candidatar-se sem critério e escolha uma empresa que combina com o seu perfil. O erro não é se inscrever em tudo, mas se inscrever em qualquer coisa.<br />
<br />
2. <b>Não conhecer a empresa</b><br />
Ir sem saber quem é o presidente ou em quais países a empresa está soa como desinteresse. Consultar o site da companhia e os funcionários é um bom começo.<br />
<br />
3. <b>Currículo exagerado</b><br />
Ter inglês médio e se candidatar a uma vaga que pede avançado é um engano. Uma hora a pessoa vai precisar do idioma. Não ter a qualificação exigida ainda pode levar a outros problemas. <br />
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4. <b>Tentar ser o que não é</b><br />
Tenho 20 anos, ouço música clássica e vou a museus nas horas livres. Jovem que se preze ouve música clássica, vai a museu, mas também vai na balada. Tem gente que acha que dizer que vai na balada denigre, mas não é verdade. <br />
<br />
<br />
5. <b>Tagarelar na entrevista</b><br />
A tese de que para se sair bem numa entrevista é preciso falar bastante pode ser um tiro no pé. Se procuro alguém mais centrado, o expansivo perde. Na dúvida, seja você mesmo. Quem quer participar a todo minuto corre o risco de falar demais e dizer bobagem. Tente se conter e falar apenas na hora certa.<br />
<br />
6. <b>Mostrar-se superior</b><br />
Na tentativa de se destacar em meio a vários concorrentes, alguns candidatos acabam parecendo petulantes. Eles tentam mascarar a ansiedade e parecer melhor que os outros; tornam-se arrogantes. A atitude de superioridade pode aparecer não só no momento de falar em uma dinâmica de grupo, mas também no relacionamento do candidato com os colegas. Se ele não sabe se comportar de forma adequada na seleção, que dirá na empresa. <br />
<br />
7. <b>Falar demais na internet</b><br />
É comum os candidatos formarem grupos de discussão na internet sobre as empresas nas quais estão fazendo seleção. Por um lado, pode ser positivo, porque é uma forma de trocar experiências. Por outro, quem se comportar de forma inadequada no fórum pode acabar sendo pego. Tem candidato que não gostou de determinada atividade na dinâmica e resolve falar mal dos selecionadores, o que é, no mínimo, deselegante. E muitas vezes os selecionadores acabam descobrindo, já que costumam acompanhar esses grupos.<br />
<br />
<i>Larissa Linder<br />
</i>Welington Meirahttp://www.blogger.com/profile/07149776516863253404noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1260262822058103643.post-40511510597715901172010-09-28T11:03:00.000-07:002010-09-28T11:03:01.459-07:00Turma de Gestão Administrativa - Bellomo TreinamentosOlá pessoal!<br />
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Antes de qualquer coisa, peço desculpas, por esse tempo ausente!<br />
<br />
Mas voltei com tudo!!<br />
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Vim hoje agradecer a todos vocês, meus alunos do curso de Gestão Administrativa!!<br />
Fiquei muito feliz em poder dividir meus sábados com vocês, aprendendo e passando um pouquinho do que sei para cada um!!<br />
Lembrem-se que tudo na vida é um aprendizado. Não podemos deixar de aprender um pouquinho a cada dia, buscar novas formas de ver a vida, agindo sempre com humildade e procurando fazer o bem sempre!!!<br />
<br />
Fica aqui o meu muito obrigado e sempre que precisarem de algum auxílio para tirar dúvidas nessa área, é só entrar em contato pelo email: wmgadm@yahoo.com.br.<br />
<br />
Essa semana, respondi um email da aluna Nágia, sobre demissão por justa caisa (só para variar rsrsrsr).<br />
<br />
Fiquem com Deus e que ele vos ilumine sempre!!Welington Meirahttp://www.blogger.com/profile/07149776516863253404noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1260262822058103643.post-43664726519253585392010-06-02T12:10:00.000-07:002010-06-02T12:13:26.442-07:0010 dicas para trabalhar bem em grupo<i>Olá Pessoal!<br />
<br />
Ontem estive conversando com um Colega de profissão e o mesmo expôs alguns problemas vividos com a dificuldade de algumas pessoas em trabalhar em grupo. Daí tive a idéia de postar algo sobre esse tema aqui no blog!!<br />
<br />
Atire a primeira pedra quem nunca brigou com um colega de trabalho, perdeu o cliente por falhas na comunicação da equipe ou mesmo sentiu falta de comprometimento entre os profissionais da mesma área ou setor.<br />
<br />
Seguem as 10 dicas para trabalhar bem em grupo:</i><br />
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<b>Seja paciente</b> - Nem sempre é fácil conciliar opiniões diversas, afinal "cada cabeça, uma sentença". Por isso é importante que você seja paciente e pense antes de falar. Procure expor os seus pontos de vista com moderação e ouça o que os outros têm a dizer. Respeite sempre os colegas, mesmo que não esteja de acordo com as opiniões deles.<br />
<br />
<b>Aceite as idéias dos outros</b> - Muitas vezes é difícil aceitar idéias novas ou admitir que não temos razão; mas é importante saber reconhecer que a idéia de um colega pode ser melhor do que a nossa. Afinal de contas, mais importante do que o nosso orgulho é o objetivo comum que o grupo pretende alcançar.<br />
<br />
<b>Não critique os colegas</b> - Podem surgir conflitos entre os colegas de<br />
grupo, mas é muito importante não deixar que isso interfira no trabalho. Avalie as idéias da pessoa, independentemente daquilo que achar dela. Critique as idéias, nunca a pessoa.<br />
<br />
<b>Saiba dividir</b> - Ao trabalhar em grupo, é importante dividir tarefas. Não parta do princípio de que é o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa. Se isso fosse verdade, o trabalho não seria "em grupo", seria individual, concorda? Partilhar responsabilidades e informação é fundamental para o sucesso da equipe.<br />
<br />
<b>Trabalhe </b>- Não é por trabalhar em grupo que você deve relaxar nas suas obrigações. Dividir tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra<br />
completamente diferente. Colabore com a sua parte e verá o resultado no<br />
final.<br />
<br />
<b>Seja participativo e solidário</b> - Procure dar o melhor de si e ajude os seus colegas sempre que necessário. Da mesma forma, você não deverá se<br />
sentir constrangido quando também precisar de auxílio.<br />
<br />
<b>Dialogue</b> - Quando você se sentir desconfortável com alguma situação ou função que lhe tenha sido atribuída, é importante que explique o problema, para que seja possível alcançar uma solução que agrade a todos e não sobrecarregue ninguém.<br />
<br />
<b>Planeje </b>- Quando várias pessoas trabalham em conjunto, é natural que<br />
alguns se dispersem; por isso o planejamento e a organização são ferramentas importantes para que o trabalho de grupo seja eficiente e eficaz. É importante fazer o balanço entre as metas a que o grupo se propôs e o que conseguiu alcançar no tempo previsto.<br />
<br />
<b>Aceite a idéia do erro</b> - Quando todas as barreiras já foram ultrapassadas e o grupo é muito coeso e homogêneo, existe a possibilidade de se tornar resistente a mudanças e a opiniões discordantes. É importante que a equipe ouça opiniões externas e que aceite a idéia de que pode errar.<br />
<br />
<b>Aproveite </b>- Afinal o trabalho em grupo acaba sendo uma boa oportunidade de conviver mais de perto com os seus colegas, conhecê-los melhor e também de aprender com eles. Boa sorte!Welington Meirahttp://www.blogger.com/profile/07149776516863253404noreply@blogger.com19tag:blogger.com,1999:blog-1260262822058103643.post-77384215299241189062010-05-31T03:27:00.000-07:002010-05-31T03:27:01.089-07:00Liberdade...Todos nós somos livres...<br />
podemos falar e agir<br />
como bem quisermos...<br />
porém...<br />
da maneira de como falamos,<br />
e de como agimos,<br />
o mundo saberá com quem está lidando.<br />
<br />
<i>Eis uma frase que carrego comigo desde a 8ª Série, quando estudei no Getúlio Vargas.<br />
<br />
Com ela, venho norteando minhas atitudes.<br />
<br />
Atuando na área de RH vejo a importância dessa consciência de liberdade.<br />
<br />
Todos vocês podem falar o que quiser e agir como quiser...<br />
Porém tudo tem seu preço, pois dependendo da maneira como se fala ou de como é realizada suas ações, a sociedade ou quem sabe o mundo saberá com quem está lidando...<br />
Se está tratando com alguem de potencial, um vencedor, um entusiasta, uma pessoa de bem...<br />
ou com alquem irresponsável, preguiçoso, egista...<br />
<br />
A liberdade é algo maravilhoso... porém temos que ter muito cuidado com ela!!<br />
<br />
Portanto o conselho que dou é ser sempre ético, buscar seu crescimento, ter empatia, respeitar as pessoas, ter fé em Deus e agir de forma tal que a noite você possa deitar e durmir de consciência tranquila.<br />
<br />
Welington Meira </i>Welington Meirahttp://www.blogger.com/profile/07149776516863253404noreply@blogger.com13tag:blogger.com,1999:blog-1260262822058103643.post-53538644613718636432010-05-28T03:59:00.000-07:002010-05-28T03:59:00.594-07:00Avaliação de desempenho funciona?<i>venho hoje, muito feliz, agradecer a receptividade que tive com a criação do blog RH BAHIA. <br />
Agradeço a todos pelos emails que recebi, sejam enviados por meus amigos ou por pessoas que atuam na área de Recursos Humanos e simpatizaram com o Blog!<br />
Meu muito Obrigado!<br />
<br />
Quer participar do RH BAHIA? <br />
É simples: Quem tiver algum texto na área de Gestão de pessoas ou em Administração geral e queira contribuir com o blog fique a vontade. É só enviar o texto para o e-mail wmgadm@yahoo.com.br.<br />
<br />
Ontem mesmo recebi um texto sobre avaliação de desempenho enviado pelo meu amigo Oswaldo Martins, que formou comigo em Administração na UESB e que hoje trabalha em Aracajú, na Atual Têxtil.<br />
<br />
Segue abaixo, Boa leitura!<br />
</i><br />
<br />
Avaliação de desempenho funciona?<br />
<br />
Todos concordamos que em um mundo globalizado como o nosso, é preciso buscar incessantemente um melhor desempenho organizacional. Sabemos também que o ser humano é o grande diferencial que se pode ter em cada organização, já que os produtos e os serviços são reproduzidos a cada dia com maior rapidez.<br />
Mas como poderemos colocar em prática a tão necessária avaliação de desempenho humano? Como poderemos proceder para que funcione efetivamente?<br />
<br />
Segundo CHIAVENATO (2005) "A avaliação de desempenho é um processo que serve para julgar ou estimar o valor, a excelência e as qualidades de uma pessoa e, sobretudo, a contribuição para o negócio da organização".<br />
<br />
Avaliar o desempenho humano não é nada fácil. É uma tarefa árdua para todos os que têm envolvimento com o processo. Tanto avaliados como avaliadores precisam ter plena consciência do valor deste processo, senão nada feito, pois a avaliação acaba com um fim em si mesma e todo o esforço para tal processo acaba perdido. O que representa ao final além do prejuízo em termos de dinheiro, um fator desmotivador e até de perda ou baixa de auto-estima.<br />
<br />
Os colaboradores avaliados devem ser informados, para que se conscientizem que os objetivos principais da avaliação serão os resultados das metas traçadas, a projeção e não apontamento de erros para que haja punições, ou acertos para que haja "prêmios", seja qual for a natureza.<br />
<br />
Os colaboradores que estiverem na posição de avaliar, por sua vez, devem proceder de maneira ética, limpa e livre de qualquer cunho pessoal.<br />
<br />
Depois de tudo funcionando desta forma, ainda se faz necessário que as partes interajam. O colaborador que estiver no papel do avaliador deverá fornecer um feedback ao colaborador avaliado e, juntamente com o mesmo, traçar metas para a melhora do desempenho, sejam elas quais forem. O importante é que cheguem a um consenso sobre como poderão trabalhar para melhorar este desempenho insatisfatório.<br />
<br />
É importante também que o colaborador que esteja avaliando, que na maioria das vezes é o pretenso "líder", faça uma auto-análise para verificar quais foram suas possíveis falhas no exercício da liderança com relação ao seu avaliado de baixo desempenho.<br />
<br />
É preciso estar aberto para aceitar que, muitas vezes, a causa do baixo desempenho está no líder, que por suas atitudes e comportamentos acaba por minar o desempenho de seus colaboradores, causando uma perda de motivação constante.<br />
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Faz algum tempo que tive a oportunidade de ouvir uma palestra, de um executivo supervisor de Recursos Humanos de uma grande empresa no setor automobilístico, responsável pela área de Desenvolvimento de Executivos, especialista no planejamento, elaboração e aplicação de seminários e workshops voltados à preparação e ao aperfeiçoamento de gestores, além de eventos voltados ao desenvolvimento comportamental e organizacional.<br />
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O mesmo falava sobre a dificuldade que há em se aplicar uma avaliação 360 graus. Segundo o palestrante, a dificuldade muitas vezes está no fato de que quem está abaixo não tem condições de avaliar quem está acima, por falta de esclarecimento sobre o propósito da avaliação ou pela falta de uma visão holística da organização. Ele sem dúvida tem razão, mas me pergunto se a falta desta visão não se dá exatamente por falha da liderança, que não desempenha bem o seu papel de facilitador. De qualquer maneira o desempenho normalmente não é satisfatório se as pessoas não estão conseguindo algo mais de que desempenhar o seu "quebra-pedra" todos os dias.<br />
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Pior ainda é a situação em que a liderança que além de não agir como facilitadora age como "dificultadora" deixando membros de sua equipe estacionados por saberem que um subordinado desempenharia um ótimo papel se estivesse na sua função. Infelizmente, a avaliação de desempenho ainda sofre na maioria das organizações porque muitos podem ser os entraves para sua realização.<br />
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Mas apesar das dificuldades, a avaliação de desempenho funciona sim e é de extrema importância para qualquer organização, essencial para se atingir os objetivos definidos, mas muito dependerá de quem e principalmente de como ela é aplicada.<br />
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Paula Hisano<br />
Formada em Gestão de Recursos Humanos e Pós Graduada em Psicologia Organizacional pela Universidade de Santo Amaro UNISA.Welington Meirahttp://www.blogger.com/profile/07149776516863253404noreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-1260262822058103643.post-75219883410696518292010-05-27T04:04:00.000-07:002010-05-27T04:06:40.698-07:00Como motivar quem perdeu o interesse no trabalho?<i>O Administrador que atua na área de Gestão de Pessoas vem agindo de forma assertiva nas organizações modernas na busca constante de melhoria de desempenho dos colaboredores em geral. Ele deixou de atuar com o foco burocrático passando a direcionar seus esforços no campo comportamental.<br />
A motivação é algo muito discutido hoje em dia. É algo que as empresas vem buscando no intuito de aumentar sua produtividade e diminuir seus custos.<br />
Porém, a única coisa que pode motivar um indivíduo é ele mesmo. O que o Profissional de RH precisa é saber utilizar de ferramentas que façam com que este indivíduo venha a encontrar o que lhe falta na empresa...<br />
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Apresento para vocês um texto muito interessante sobre motivação.<br />
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Boa leitura! </i><br />
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Ressuscitar é mais difícil do que nascer. Recuperar o nível de empenho, dedicação e compromisso no trabalho de quem já foi um excelente profissional é um dos mais delicados desafios gerenciais. <br />
Cedo ou tarde o Avaliador se defronta com um Avaliado que já há algum tempo "empurra o trabalho com a barriga", vai na onda da aceitabilidade, executa apenas o necessário para continuar integrando a folha de pagamentos. Muitas vezes pode ter sido até um empregado de desempenho excelente, mas que, por diferentes motivos, perdeu o interesse no que faz. <br />
Infelizmente, esses empregados não são apenas um peso morto inserido na força de trabalho, mas também significam desperdício inútil de recursos. Com o potencial, competências e experiências de que dispõem, são pessoas que deveriam estar oferecendo importantes contribuições à organização a que pertencem, mas se tornam verdadeiras sanguessugas de seus colegas, dissipadores perdulários da energia e dos recursos organizacionais. <br />
Muitas são as origens desses desvios no desempenho funcional. Por certo, você pode considerar que o que agora fazem não mais lhes agrega significado e desafio, enseja autonomia, perspectivas de crescimento e progresso, sentimento de auto-realização no trabalho. Pode ser também que o empregado esteja apenas em busca de um pouco mais de atenção de seu supervisor, que ignora por completo os subordinados que realizam um bom trabalho. <br />
Talvez o empregado não mais apresente o desempenho de outrora porque não veja perspectivas à sua frente, sem possibilidades de promoções ou aumentos por mérito, ressentindo-se da falta de incentivos materiais concretos ou simbólicos, psicológicos, que motivem o seu comportamento. E até pode ser que a perda do interesse no trabalho decorra da falta de sentido e de responsabilidade do próprio trabalho, que não possibilita a quem o executa satisfação e orgulho. <br />
Considere, dentre muitos outros, as seguintes ações para melhorar o desempenho de empregados que inadvertidamente perderam o interesse no que fazem: <br />
* <b>Feedback</b> - Usualmente o mais simples e poderoso remédio para recuperar o desempenho consiste em fazer o empregado compreender o quanto você e a organização o estimam, respeitam e apreciam o bom trabalho que ele sempre realizou. Às vezes uma mera massagem no ego, desde que sincera e genuína, pode ser tão importante quanto um aumento de salário ou uma promoção. Dê um pouco mais de atenção aos que reduzem a qualidade ou a quantidade do que fazem. Faça-os saber a importância que têm para a organização. Seja especialmente atento para reconhecer e elogiar um trabalho bem feito. Muitas vezes, esses problemas de desempenho se originam depois de o empregado não ter sido sequer notado pela execução de algo especial. <br />
* <b>Perspectivas de Progresso</b> - O empregado pode ter estagnado no exercício de suas funções, tornado-se obsoleto. Estimule-o a se reciclar, a aprender e a incorporar novas competências, a examinar e identificar novas formas e métodos de fazer melhor o que já faz bem, a enriquecer e ampliar os seus horizontes e a visão do que realiza no cotidiano. <br />
* <b>Rodízio Funcional</b> - Mesmo que uma completa mudança de atribuições e posições nos processos de trabalho de sua equipe não seja factível, geralmente você conseguirá transferir temporariamente alguns empregados para novas áreas. Quando retornarem às funções anteriores, não só estarão mais arejados pela aquisição de novas vivências como poderão agregar eventualmente o que vivenciaram no desempenho das antigas atribuições. <br />
<i>Autodireção e autocontrole</i> - Teoricamente um bom empregado necessita cada vez menos de orientação e supervisão à medida que amplia a sua maturidade no que faz. Supervisioná-lo através de um controle direto certamente esgota a sua iniciativa, autonomia e criatividade. Uma maneira adequada de reacender o seu entusiasmo é deixá-lo crescentemente à vontade para fixar os seus próprios objetivos, programar o seu trabalho e acompanhar o seu desempenho. Autodireção e autocontrole proporcionam inúmeras vantagens, dentre elas a de redespertar o interesse do empregado no trabalho e a de estimulá-lo a buscar formas e processos melhores de desincumbir-se de suas atribuições, além de reduzir o volume de trabalho direto da supervisão.<br />
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Wagner Siqueira<br />
Presidente do CRA-RJWelington Meirahttp://www.blogger.com/profile/07149776516863253404noreply@blogger.com13tag:blogger.com,1999:blog-1260262822058103643.post-29621488560326934182010-05-26T03:29:00.000-07:002010-05-26T03:29:21.641-07:00O profissional de RH é, antes de tudo, um herói<i>Muitos jovens ao se depararem com o vestibular e com uma das escolhas mais importantes de sua vida: Qual carreira seguir.<br />
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Para tanto venho expor este texto, que retrata uma realidade na maioria das empresas hoje em dia.<br />
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Boa leitura...<br />
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<b>RH NÃO É PARA QUALQUER UM </b><br />
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Não são só os padres e médicos que têm que ter vocação para o seu trabalho. Podemos incluir nesta lista muitas outras categorias de profissionais, mas uma merece destaque: os profissionais de RH! Vivendo literalmente emparedados entre as pressões da empresa e as demandas dos funcionários, a maioria desses profissionais ainda não achou seu próprio caminho, mas deve por obrigação profissional indicar o caminho para os outros. Trabalhando em uma área que foi dominada pelos psicólogos e gradualmente invadida por administradores, economistas, advogados e até, quem diria ? engenheiros, têm a obrigação de defender a diversidade, a multidisciplinaridade e a multifuncionalidade que experimentaram na própria pele. Foram cobaias de todos os modismos gerenciais dos últimos 20 anos, e ninguém perguntou se foi bom.O ambiente complexo das empresas de hoje coloca o profissional de RH em permanente conflito. Pedem que ele consiga a lealdade dos funcionários, mas sem dar nenhuma garantia em troca. Pedem que ele seja o guardião das estratégias da empresa, mas não o convidam para as reuniões da diretoria. Pedem que ele atraia, desenvolva e retenha talentos, mas o chamam de gerador de custos. Pedem que ele tenha idéias, desenvolva projetos e depois dizem que foi mais uma invenção do "pessoal do RH". E, agora, ainda andam dizendo por aí que ele tem que entender de tecnologia.... Por tudo isso, para trabalhar na área de RH, o profissional deve ter vocação. Deve ter um interesse genuíno pelas pessoas, pelo seu desenvolvimento, por sua carreira, seu bem-estar, enfim, um interesse pela vida das pessoas, dentro e fora da empresa. E ainda deve ter a missão de defendê-las, sempre que necessário. Com RH atuando assim, fica mais fácil extrair destas pessoas o máximo de sua produtividade, colocando os talentos para trabalhar em benefício dos negócios da organização. E, já que falamos de negócios, o profissional de RH deve cada vez mais entender dos negócios de sua empresa e participar das suas definições estratégicas, para poder formular suas próprias estratégias. <br />
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Sem dúvida nenhuma: o profissional de RH é, antes de tudo, um herói!Welington Meirahttp://www.blogger.com/profile/07149776516863253404noreply@blogger.com14tag:blogger.com,1999:blog-1260262822058103643.post-69536757093026982212010-05-25T06:48:00.000-07:002010-05-25T08:04:12.343-07:00INICIANDO...Hoje acordei com uma vontade estranha...<br />Vontade esta de ter um blog que eu pudesse dialogar com pessoas que tenham o mesmo interesse que eu...<br />Pessoas que gostem da área de Recursos Humanos, que acreditam nas pessoas, que tem fé em <span class="blsp-spelling-corrected" id="SPELLING_ERROR_0">Deus</span> e que buscam a cada dia seu crescimento pessoal e <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_1">profissional</span>...<br /><br />Essa é minha primeira experiência com um blog.<br /><br />De início estou achando mais simples do que eu imaginei...<br /><br />Enfim, vou tentar fazer com que esse blog seja meu espaço e que o mesmo possa vir a ajudar vocês em dúvidas relacionadas ao <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_2">setor</span> de Recursos Humanos.<br /><br />Abraço!Welington Meirahttp://www.blogger.com/profile/07149776516863253404noreply@blogger.com17